Nos últimos 12 meses, os preços de seguros de carros para motoristas de aplicativos como Uber, 99Taxi e Cabify cresceram, em média, 25%. Já para os demais motoristas o reajuste foi de até 5% em média.
Segundo dados da própria Uber, no ano passado o crescimento foi de condutores foi de 10 vezes e somavam 50 mil no final de 2017.
O aumento se deve a demanda e elevação da sinistralidade em que os motoristas de aplicativos estão expostos. Outro fator que vem influenciando na alta dos preços é o número reduzido de seguradoras que atuam neste seguimento.
As seguradoras estão extremamente restritivas na aceitação deste risco e muitas estão deixando de renovar o seguro de segurados da própria seguradora para evitar o risco que já é de conhecimento das seguradoras e vem se elevado.
O seguro para motoristas de aplicativo é até 40% mais caro do que para um motorista convencional.
Os veículos de transporte de passageiros têm um quilometragem rodada dia bem maior e estão mais expostos a acidentes e roubos. Esta é a lógica do seguro ser mais caro.
Um erro cometido por muitos motoristas da Uber e outros apps é optar por proteções não tão completas como os rastreadores.
Omitir informação pode dar prejuízo
No inicio da chegada do Uber no Brasil, a omissão da informação era comum, hoje não passa mais pelas seguradoras na liquidação do sinistro.
As seguradoras alteraram a análise de perfil para saber qual a atuação profissional e até a fonte de renda do segurado. Alguma seguradoras estão inclusive consultando se as empresas de aplicativos realizaram consultas do CPF do segurado em sistemas de proteção ao crédito.
Caso a seguradora descubra a omissão da informação durante a analise do sinistro, ela pode negar a indenização e a justiça tem respaldado as seguradoras uma vez que o contrato de seguro é um contrato de boa fé.
A melhor forma de se proteger é passar todas as informações reais do risco, contratar as coberturas que vão realmente proteger os riscos que o motorista de aplicativo esta exposto.
Os riscos vão alem de uma colisão, roubo ou furto. O risco envolve passageiros e vale a pena uma analise mais detalhada na contratação do seguro. Um acidente com vitimas vai custar muito caro com indenização de danos morais por exemplo.
Gostou do artigo? Solicite a cotação do seguro do seu carro agora!