Conheça tudo o que o seguro auto oferecem para o seu veículo!
Problemas com o carro geralmente geram muita dor de cabeça e desconforto, por isso é necessário avaliar o modelo com muito cuidado antes de realizar a compra. Entre os itens que devem ser verificados está o seguro, confira tudo o que ele cobre e em quais casos que ele não pode ser utilizado para não levar surpresas no momento do desespero.
Antes de contratar um seguro, pesquise com muita atenção o que está sendo oferecido no mercado e qual que apresenta maiores vantagens e custo x benefício. Não se deixe levar apenas pela primeira opção, pergunte para familiares e amigos que também já precisaram escolher o seguro mais apropriado.
Quer saber se o seguro cobre o seu veículo contra enchentes e alagamentos? Continue lendo artigo e entenda tudo sobre o funcionamento dos seguros e como eles devem ser contratados para obter todos os benefícios que oferecem, mas lembre-se de conferir todos os detalhes!
Quais são os tipos de seguros para veículos?
Conhecer os diferentes níveis de seguro é muito importante, por isso separamos exclusivamente para vocês algumas dicas que vão facilitar a escolha. Hoje em dia, são oferecidas várias categorias de seguros diferentes no mercado, alguns dele são:
- Seguro contra roubos e furtos;
- Coberturas básicas.
- Cobertura compreensiva;
- Seguro contra coberturas adicionais.
Antes de saber o que as asseguradoras não cobrem, vamos conhecer as duas modalidades que aparecem no mercado. A primeira corresponde ao valor de mercado, conhecida popularmente como reposição garantida, a segunda diz respeito ao valor determinado. A diferença entre ambas as modalidades aparece apenas quando o dano do veículo ultrapassa seu valor original de compra, já que os gastos são maiores e é considerada perda total.
A modalidade do valor de mercado costuma ser a mais utilizada, uma vez que é mais barato para a asseguradora e acompanha os valores atualizados do carro, garantindo assim que o condutor consiga realizar a compra do mesmo automóvel sem ficar no prejuízo.
O seguro auto geralmente protege apenas os itens que estão envolvidos no acidente, como motor, carroceira, volante e caixa. Para os elementos adicionais, como som e DVD, é necessário que seja contratado um seguro adicional que, na maioria das vezes, é mais caro e mais difícil de ser adquirido.
É importante ressaltar que estão cobertos apenas danos causados pelo homem ou pela natureza, como é o caso de enchentes, temporais, terremotos e queda de árvores. Entretanto, os seguros não cobrem danos em que o motorista tenha ocasionado a situação, como dirigir na praia e que entre água salgada no veículo, o dirigir embriagado por exemplo.
Vai viajar para fora do Brasil com seu carro? Calma! Saiba que os seguros feitos no Brasil apenas podem ser utilizados em território nacional, para que possa ser ativado fora é necessário contratar uma extensão para a América do Sul, seguro este conhecido como seguro carta verde.
O que eles oferecem?
Após entender quais são os seguros oferecidos no mercado, é hora de conferir o que cada um deles cobre. A cobertura básica se responsabiliza por danos materiais, isso inclui enchentes e diferentes tipos de acidentes que envolvem o motorista. As asseguradoras não são obrigadas a proteger acessórios adicionais.
Para quem está procurando um seguro mais completo e que proteja mais do que o básico, a cobertura compreensiva pode ser uma ótima opção. Aqui são garantidos danos como:
- Incêndios;
- Roubos;
- Furtos;
- Queda de raios;
- Danos causados por terceiros;
- Terremotos.
O seguro de coberturas adicionais é perfeito para os motoristas que desejam cobrir elementos básicos, como rádio e faróis. É muito indicado para pessoas que moram em localidades com grande incidência de raios, chuvas ou enchentes. Mas lembre-se de conferir todos os detalhes antes de realizar a contratação do serviço, assim poderão ser evitados imprevistos.
Hoje em dia, um dos seguros que é mais exigido pela população, com certeza, é o de roubo e furto. Uma vez que é cada vez mais preciso deixar o veículo estacionado na rua devido aos altos preços dos estacionamentos, isso é muito comum em cidades grandes. Está cobertura é ideal para as pessoas que financiaram o carro e aconteceu alguma coisa durante esse período, também é muito indicado para quem possui o automóvel com mais de 6 anos de uso.
Custo x benefício
Antes de realizar a compra de qualquer serviço é necessário pensar e avaliar o custo x benefício para cada carro, seja para modelos mais baratos ou mais caros. Também, fique atento aos valores que está disposto a pagar, assim será mais fácil decidir qual é a modalidade mais apropriada. Fazer uma lista com todos os benefícios que ele oferece é muito importante, uma vez que poderá ser avaliado com mais precisão. Verifique:
- A importância do seguro;
- Avalie os riscos;
- Analise com cuidado a opção de contratar um seguro para terceiros;
- Avalie o custo;
- Avalie o retorno que o seguro irá trazer.
Todos esses fatores são fundamentais e devem ser pensados com muito cuidado. É preciso sempre ter em mente que a decisão da contratação do seguro é apenas do motorista, é ele que deve avaliar se todos os itens são vantajosos. Muitas vezes o valor do seguro vale a pena, devido à tranquilidade que proporciona para o condutor e os passageiros.
Se o seguro for superior a 30% do valor do veículo, é indicado que não seja escolhida essa opção. Uma vez que, é mais fácil juntar esse dinheiro e comprar um carro melhor no futuro, em três anos, aproximadamente, você terá o dinheiro. Consulte um profissional experiente na área para que possa te auxiliar com todas as dúvidas, converse também com familiares que já possuem seguros para que possam contar suas experiências particulares, sejam elas positivas ou negativas.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nossas postagens e saiba tudo sobre o seu automóvel e opções de compra! Compartilhe estas informações em suas redes sociais; elas com certeza irão ajudar muitas pessoas que possuem dúvidas sobre os seguros em situações específicas de chuva e alagamentos em suas cidades!